Você deseja que o seu negócio prospere na internet? Quer atrair um número maior de visitas para seus canais digitais e aumentar o reconhecimento da sua marca? Então você precisa saber o que é gestão de tráfego.
Isso mesmo! Uma boa gestão de tráfego é o que vai alavancar o fluxo de visitas no seu site, blog ou redes sociais. E, com isso, ajudar o seu negócio a:
Além disso, com uma gestão de tráfego eficiente, você também consegue ampliar seu potencial de vendas. E não é muito difícil entender o porquê isso acontece.
Nos últimos anos, as mídias sociais exercem influência direta nas decisões de compra dos consumidores. Então, quando mais fluxo de pessoas você gerar para essas plataformas, mais chances você terá de fazer vendas.
Mas, para que tudo isso aconteça na prática, não basta saber o que é gestão de tráfego no mundo do marketing. Você também precisa descobrir qual estratégia é a melhor para gerar mais acessos de acordo com o tipo de tráfego que você irá trabalhar.
Sabendo disso, preparei nesse artigo um verdadeiro guia com tudo o que precisa saber sobre o assunto. Desde o que é, até os tipos, vantagens e como escolher o melhor tipo de tráfego para seu negócio. Confira!
O que é gestão de tráfego?
Para entender o que é gestão de tráfego, você precisa antes entender o que é tráfego. De modo geral, tráfego consiste no fluxo de pessoas que acessam os canais digitais que você usa para promover seu negócio. Sites, blogs, redes sociais e e-commerce são alguns exemplos.
E embora muitos tenham em mente que gestão de tráfego seja o gerenciamento desse fluxo de visitantes, seu conceito vai muito além disso.
Ou seja, a gestão de tráfego engloba também gerar tráfego em diferentes canais, segmentar o público alvo, criar uma audiência qualificada. E também construir uma relação com o público alvo da sua marca.
Por que investir em gestão de tráfego?
Basicamente, existem inúmeras razões para você investir na gestão de tráfego da sua marca. Mas, entre os principais se destacam:
· Aumenta a autoridade da sua marca
As estratégias de marketing utilizadas para gerar tráfego permitem que a sua marca alcance as primeiras posições em buscadores como o Google e o Youtube, por exemplo.
Com isso, além de gerar mais tráfego, você potencializa a autoridade da sua marca e reforça seu branding.
· Proporciona um retorno maior sobre o seu investimento
Se aplicados em conjunto, a gestão de tráfego pago e orgânica tem o potencial de gerar um retorno maior para seu negócio.
Isso poque, enquanto o tráfego orgânico fornece resultados a médio e longo prazo, o pago gera resultados em pouco tempo. Como resultado, você obtém um fluxo continuo de visitantes e o equilíbrio das finanças do seu negócio.
· Qualifica a sua audiência
A gestão de tráfego ajuda a qualificar a sua audiência. Ou seja, a gestão de tráfego, por meio de suas ferramentas, te ajuda a segmentar seu público. Com isso, você irá atrair as pessoas que realmente possuam interesse em sua marca.
Mas, vale lembrar que apenas dispor dos recursos de gestão de tráfego não é garantia para que suas campanhas tenham bons resultados. O sucesso desse processo também está relacionado ao papel de um bom gestor de tráfego.
Ou seja, é este profissional quem se encarregará de analisar os dados e fazer as adequações necessárias para alcançar o sucesso com seus anúncios. Aproveite para conferir um artigo que fiz sobre o assunto e entenda mais sobre o que é e o que faz um gestor de tráfego.
· Alavanca as suas vendas
Gerar tráfego, em especial o qualificado, para os canais digitais do seu negócio, consequentemente aumenta as chances de conversões. E, assim, você passa a lucrar e ter retorno do seu investimento.
Quais são os tipos de tráfego?
Saber o que é gesto de trafego é importante. Mas, além disso, você também precisa conhecer as principais fontes de tráfego que existem atualmente.
Os tipos de tráfego mostram os caminhos que os visitantes percorrem para chegar até a sua empresa. E que você deve utilizar para realizar a gestão de trafego nas plataformas digitais da sua marca.
Entre os principais tipos de tráfego que você pode usar para garantir um fluxo eficiente de acessos aos seus canais digitais, estão:
1. Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é um tipo onde seus visitantes acessam suas páginas de forma “natural”. Ou seja, nesse tipo de tráfego não é preciso investir em formas pagas de divulgação, como Google Ads ou então Facebook Ads por exemplo, para gerar um bom fluxo de acessos.
Nesse caso, as pessoas irão encontrar sua empresa a partir dos motores de busca, como o Google, por exemplo. Ao fazer uma pesquisa e usar palavras-chave relacionadas ao seu segmento, os motores de busca mostrarão apenas os resultados que forem mais relevantes para elas.
Então, para gerar trafego de forma orgânica, você precisa se tornar relevante e aparecer nas primeiras posições dos motores de busca. E somente irá conseguir isso se gerar conteúdos de valor, únicos, relevantes e frequentes para seu público.
2. Tráfego pago
No tráfego pago você precisa criar anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook Ads para gerar resultados a curto prazo. Estas campanhas visam alcançar não somente o seu publico alvo. Mas, um publico realmente interessado na sua marca.
Ou seja, diferentemente do tráfego orgânico, aqui não são as pessoas que encontram sua marca. Mas é sua marca que vai até elas nas mais diferentes plataformas.
Você pode gerar visitas com tráfego pago de diversas formas. Seja investindo em posts patrocinados no Instagram Ads ou Facebook Ads. Ou então patrocinando vídeos de anúncios no YouTube, usando links patrocinados no Google Ads entre outras.
E o nível de investimento que irá fazer nesse tipo de tráfego vai depender muito do nicho em que pretende atuar. Quanto menos competitivo for seu nicho, menor será o investimento.
3. Tráfego social
O tráfego social consiste nas pessoas que chegam até as plataformas digitais do seu negócio por meio das redes sociais. Ou seja, representam os acessos que sua marca possui em plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e Linkedln.
Atualmente o poder das redes sociais é enorme. Não é à toa que quase 95% das empresas brasileiras já marcam presença nas mídias sociais.
E você também pode aproveita-las para gerar trafego utilizando diferentes estratégias do marketing, como criar posts sociais para gerar tráfego para seu blog. Ou então iscas digitais para promover sua página de vendas.
Utilizar este tipo de tráfego é importante pois as redes sociais possuem uma enorme capacidade de viralizar conteúdos. Assim, você terá uma chance maior de alcançar milhares de leitores em um curto período de tempo.
No entanto, para viralizar os seus conteúdos sem prejudicar a credibilidade da sua empresa, é importante agir de forma ética e honesta em suas publicações, evitando sempre que possível conteúdos sensacionalistas.
4. Tráfego de referência
O tráfego de referência funciona assim: em um conteúdo é inserido diversos links clicáveis onde alguns destes links atuam como uma “indicação” ou referência que após ser clicado encaminha o visitante para outra página.
A ideia aqui é utilizar a técnica Backlink que faz com que uma página transita autoridade para outra página.
Dessa forma, os buscadores entendem que aquela outra página também se trata de um conteúdo de valor e relevante.
Para realizar o tráfego de referência, você pode ainda criar parcerias com sites não concorrentes para que eles insiram o Backlink em seus conteúdos de forma a dar uma maior visibilidade para o seu e para o negócio deles.
5. Tráfego direto
O tráfego direto ocorre quando a pessoa digita diretamente o nome da sua marca nos buscadores ou então deixa a sua marca salva nos favoritos.
Ou seja, neste tráfego você não tem que investir seu dinheiro em campanhas de tráfego pago. E nem se preocupar em produzir conteúdo otimizados em SEO. Isso porque seu tráfego vem das pessoas que já conhecem a sua marca.
E que são fieis a ela, gerando uma audiência qualificada e com altas chances de gerar conversões para sua empresa.
Para conseguir este tipo de trafego em suas plataformas, você precisa investir muito no Branding do seu negócio. O Branding são estratégias que visam tornar a sua marca mais conhecida pelo seu publico alvo e mais presente no seu mercado de atuação. A ideia aqui é: quanto mais forte a sua marca estiver, então mais tráfego direto será gerado.
6. Tráfego de e-mail marketing
O tráfego de e-mail marketing visa gerar tráfego em suas plataformas digitais por meio da construção de um bom relacionamento com os potenciais clientes, ou seja, os leads.
Para isso utilizam o e-mail dos leads e por meio deles começam a estabelecer uma comunicação direta e personalizada com os potenciais clientes do seu negócio.
Nos e-mails é enviado links que direcionam o leitor diretamente para as plataformas do seu negócio. Vale dizer que o envio dos e-mails é autorizado pelo leitor no momento em que o mesmo se cadastra em suas listas e sinaliza a intenção de receber conteúdos da sua marca. Dessa forma, as chances de o link dos e-mails gerar tráfego são bem maiores.
Como determinar o melhor tipo de tráfego?
Uma dúvida que muita gente tem quando se fala sobre o que é tráfego pagou e seus tipos é sobre qual fonte de tráfego é melhor?
Se você também possui esta dúvida, saiba que não existe o melhor ou pior tipo de tráfego.
Apesar de cada tipo apresentar as suas vantagens, na pratica o melhor tipo é aquele que consegue suprir as métricas da sua empresa. Ou seja, o melhor tráfego será aquele que proporciona mais resultados para o seu negócio. E como definir isso?
Muito simples! Para saber quais fontes de tráfego proporcionam melhores resultados, você deve sempre analisar as suas métricas de performance.
Verifique os dados que seus canais digitais geram, analise suas taxas de conversões e o ROI (Retorno Sobre o Investimento). A partir dessa análise, você terá condições de visualizar melhor qual fonte de tráfego pode lhe render bons resultados. E, com base nisso, definir as melhores estratégias para alavancar seu fluxo de visitas.
No geral, o mais indicado, principalmente para quem está iniciando, é que aposte na combinação dos diferentes tipos de tráfego. Assim, você não limitará o crescimento da sua marca. E poderá avaliar de forma assertiva quais tipos funcionam melhor para seu negócio.
Como aumentar o tráfego em seu negócio?
Agora que você já entendeu o que é gestão de tráfego e conhece os principais pontos sobre, deve estar se perguntando como aumentar o trafego em suas plataformas digitais, certo?!
A verdade é que não existe uma fórmula mágica que aumente da noite para o dia o tráfego qualificado em suas plataformas na internet.
O que você pode fazer como empreendedor para alcançar esse resultado é desenvolver um planejamento sobre quais tipos de tráfego apostar primeiro.
Também é preciso analisar os resultados alcançados com os tipos escolhidos. E, se necessário, realizar ajustes para alcançar resultados melhores para o seu negócio por meio da gestão de tráfego.
Para trilhar esses passos com direcionamento, minimizando as falhas e aumentando as chances de sucessos das suas campanhas, o apoio de um gestor de tráfego é fundamental.
Afinal, este especialista sabe exatamente o que é preciso para impulsionar seus anúncios. E gerar retorno sobre seu investimento sem desperdiçar tempo e dinheiro.
Portanto, se você quer obter excelentes resultados com sua marca, dentro e fora da internet, precisa contar com uma boa gestão de tráfego.
E, principalmente, com um gestor de tráfego que seja capaz de fazer o seu público chegar até você para alavancar suas vendas e, consequentemente, seus resultados.
Gostou de saber o que é gestão de tráfego? Então, pare de perder tempo e dinheiro e conte agora mesmo com o suporte de um especialista em gestão de tráfego para te ajudar no seu negócio!
Conheça a minha mentoria para dar os primeiros passos.