Sobre o que vamos falar hoje: O funil de vendas não é uma etapa, mas o caminho que o seu cliente deve percorrer até comprar o seu produto mais caro. Neste artigo, você vai aprender como usar o funil de vendas no Instagram para aumentar ainda mais as suas vendas diariamente. Ao utilizar o funil de vendas como base da sua estratégia de conteúdo, produzir suas ideias fica muito mais fácil, além de te dizer o que fazer em cada etapa. Assim, se você quer saber mais sobre a importância do funil de vendas e como montar o seu, e muito mais ainda que te ajuda a crescer no Instagram, clique no botão abaixo e conheça o meu treinamento online sobre o assunto: |
Se você já fez alguma pesquisa rápida sobre vendas e marketing na internet provavelmente se deparou com conceitos bem específicos.
Um desses conceitos é o “Funil de Vendas”, que separa em três diferentes etapas o caminho que determinada pessoa percorre do momento em que conhece o seu produto para o momento em que decide comprá-lo.
Falando assim parece simples, mas existem detalhes que você deve prestar atenção na hora de aplicar o conceito de “Funil de Vendas”.
Então, se você quer saber como aplicar o funil de vendas e potencializar as suas vendas diariamente no Instagram, continue lendo este artigo até o final.
O que é funil de vendas?
É um conceito que explica o que chamamos de “jornada de compra”. O Funil de vendas foi criado partindo do princípio de que entre as pessoas que te seguem, existe uma diferença no quanto elas sabem sobre você e o seu produto.
Quanto mais uma camada do público sabe a respeito do seu produto, mais perto ela está de adquiri-lo. Tudo isso você vai entender ao longo dessa explicação.
Do momento em que uma pessoa percebe que precisa de um produto ao momento em que realiza a compra existem vários passos a serem dados.
Por que você precisa ter um funil de vendas?
Como foi dito, você não pode partir do princípio de que todas as pessoas conhecem o seu produto nos mínimos detalhes. Imagine, por exemplo, o fiasco que seria a propaganda de uma montadora que tratasse apenas de especificações técnicas dos seus veículos.
Uma parcela enorme do público, que não entende nada de mecânica automotiva, ficaria “boiando” com essa propaganda. Resumindo, pessoas com níveis de conhecimento diferentes precisam de abordagens completamente diferentes.
Isso acontece porque os níveis de consciência determinam o tipo de conteúdo que cada lead irá receber, assim: 1) topo de funil recebe conteúdos mais básicos e simples; 2) meio de funil recebe conteúdo mais complexos; e 3) fundo de funil, que recebe conteúdo de vendas.
Principais etapas do funil de vendas
Atração
Aqui o público toma conhecimento do seu produto ou serviço e passa a entender como ele funciona.
Partindo do princípio de que o público acabou de te conhecer, a apresentação do seu produto deve ser muito sucinta e de fácil compreensão.
Estamos em um ambiente de redes sociais, assim sendo, se o público não entender logo de cara quem é você e o que faz, certamente vão embora.
Conversão
A conversão basicamente é a ação que este tempo todo você estava conduzindo o seu público a realizar. Saiba mais.
Seja esta ação a compra de um livro, de um curso, de uma roupa etc., todas as etapas do funil culminam na conversão.
Para chegar nessa etapa o público conheceu o seu produto, foi conscientizado de um problema, foi-lhe apresentado como solução o seu produto.
Agora precisa ficar claro para o público que entre todas as pessoas que oferecem esse produto, você é a melhor que eles poderiam ter encontrado.
Existem várias maneiras de convencer o público disso e você verá mais adiante neste texto.
Fechamento
Este é o momento em que serão negociadas as condições da compra. Essa é a importância de dominar o conceito do Funil de Vendas.
Observe que se qualquer uma dessas etapas for pulada ou negligenciada, feita de qualquer jeito, simplesmente não chegaremos aqui na etapa final.
Cada erro que cometemos ao longo das etapas do funil são como furos por onde o público “vaza” antes de chegar no fundo, o momento da conversão e fechamento.
Encantamento do cliente
A partir do momento em que a compra é efetuada é dado início ao processo de encantamento. Este processo se resume a oferecer ao seu cliente mais do que ele esperava.
Como fazer isso? Muito simples. Uma embalagem personalizada agradecendo o cliente pela confiança que teve em você.
Brindes como chaveiros ou acessórios para o produto que você vendeu, ou no caso desse produto ser um curso, aulas extra.
Estimular o cliente a dar um “feedback” sobre o produto que ele criou, mostrando que a opinião dele importa para você.
Tirar quaisquer dúvidas que o cliente venha a ter quanto ao uso do produto. Pode parecer loucura, mas até as reclamações dos clientes são oportunidades de encantamento.
Com toda certeza não compraremos mais nada de uma empresa que nos ignore ou nos trate mal quando fazemos alguma reclamação.
Isso porque é muito frustrante chegar à conclusão de que aquela empresa queria só nosso dinheiro e nada mais.
Agora quando reclamamos do mau funcionamento de algum produto com a empresa que nos vendeu, e essa empresa faz de tudo para solucionar o nosso problema, tudo muda de figura.
Todos já ouvimos histórias de pessoas que realizaram reclamações e receberam um novo produto como forma da empresa se desculpar pelo infortúnio.
Tenha certeza de que a imagem dessas pessoas não ficou nem um pouco manchada e esses clientes continuarão a recomendá-la a seus conhecidos.
Como usar o funil de vendas no seu Instagram
Você deve estar se perguntando “Ok, já entendi tudo isso, mas agora como aplico no meu Instagram?”.
O primeiro ponto que precisamos levar em consideração é que se analisarmos bem, o Instagram possui ferramentas específicas para cada etapa do funil.
Formatos de publicação que alcançam mais pessoas, principalmente as que não te seguem ainda (reels por exemplo) devem ser utilizadas principalmente para a atração, ou seja, para o topo do funil.
Conteúdos que circulam entre as pessoas que já se interessam pelo seu segmento, estejam elas te seguindo ou não, devem, preferencialmente, serem direcionados ao meio do funil.
Isso porque imagens que você publica no feed podem aparecer na aba de pesquisas para pessoas que seguem as hashtags que você marcou na imagem.
Já as publicações que ficam mais visíveis para as pessoas que já te seguem devem ter como alvo as pessoas que se encontram no fundo do funil, onde você vai oferecer o seu produto, condições especiais de compra, frete etc.
- Dica: Clique aqui para ter acesso a 366 ideias de conteúdo.
Aprenda como vender mais e diariamente com o seu Instagram
Com a Comunidade C+ Digital você aprenderá tudo o que você precisa saber para montar um perfil que atraia novos seguidores e conteúdos que conduzam o público por todas as etapas do Funil de Vendas.
Some ao funil de vendas outras estratégias poderosas de conversão e você irá transformar o seu perfil numa verdadeira máquina de vendas, com lucros diários caindo direto no seu bolso.
Então, clique no botão abaixo e conheça a Comunidade C+ Digital, meu treinamento online completo que vai te ensinar tudo sobre como crescer no Instagram, engajar pessoas e vender muito mais!