Se você acha que trabalhar como freelancer online em 2021 é uma atividade que não compensa por ser uma atividade sem renda fixa, saiba que é bom rever seus conceitos.
Isso porque em uma Era onde a internet oferece cada vez mais a uma gama de possibilidades de trabalho que pode ser feito de qualquer lugar do mundo, atuar como freelancerse tornou uma atividade em que é possível trabalhar para vários clientes. E, assim, gerar ganhos surpreendentes.
Se você está pensando em trabalhar como freelancer em 2021, mas tem dúvidas se este é um bom caminho para gerar renda extra na internet, então está no lugar certo!
Continue lendo e veja aqui tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar como freelancer online este ano. Confira!
Mas afinal, o que significa trabalhar como freelancer online?
Trabalhar como freelancer online basicamente significa prestar serviço a uma pessoa ou então empresa de forma autônoma usando como meio a internet. Ou seja, atuando como freelancer, você não terá qualquer vínculo empregatício com quem quer que seja.
Entre os profissionais que geralmente atuam no mercado como freelancer, estão os web designers, redatores, programadores, assistentes online, consultores digitais, entre outros.
Além disso, devido a flexibilidade e outras vantagens que trabalhar como freelancer online oferece, diversos outros profissionais vêm adotando a modalidade de trabalho para gerar renda e ampliar seus ganhos.
Por que trabalhar como Freelancer online em 2021?
Trabalhar como freelancer é algo que pode te oferecer inúmeras vantagens, tanto para sua carreira, como para suas finanças. Entre os principais motivos para você começar a investir nessa modalidade de trabalho, estão:
· Rendimento financeiro atrativo
Trabalhando para uma empresa, você irá receber todo mês um salário fixo que pode vir a aumentar caso seja eventualmente promovido. Ou seja, na pratica, as chances de você ter um rendimento maior com um emprego fixo são mínimas.
Por outro lado, quando você trabalha como freelancer, as chances de conseguir um rendimento maior são altíssimas.
Você como freelancer pode negociar diretamente com o cliente e definir um valor que seja justo para seu serviço. Alem disso, quanto mais clientes você conseguir, maior será o seu rendimento financeiro.
Dependendo da área em que atuar ou então do número de clientes que tiver de forma recorrente, seus ganhos podem ultrapassar facilmente os 5 dígitos.
· Autonomia total
Outra vantagem de trabalhar como freelancer online é a autonomia que você pode ter neste modelo de trabalho.
Trabalhando por conta própria, você possui autonomia para escolher praticamente tudo, como valor dos seus serviços, local e horário de trabalho, ferramentas e tudo que envolve o desenvolvimento das suas atividades.
Dessa forma, você não precisa ficar engessado nas regras de produção das empresas ou então do seu chefe. E nem limitar a sua criatividade.
Portanto, se você quer um trabalho onde seja seu próprio patrão e dite suas regras, então ser freelancer em 2021 sem dúvida pode lhe oferecer isso e muito mais!
Flexibilidade de horários
A flexibilidade de horários é a vantagem mais cobiçada e que traz mais qualidade de vida para os profissionais freelancers.
Isso porque ao ser o seu próprio chefe, você pode escolher livremente o horário que você deseja trabalhar. Ou seja, dependendo da sua profissão, você determina se irá realizar o seu serviço de dia ou de noite.
Portanto, se você deseja ser freelancer em 2021, saiba que a sua rotina de trabalho pode ser muito mais leve e fluida. Fora isso a produtividade é maior, pois você pode escolher trabalhar nos seus horários com pico maior de criatividade.
Desafios de trabalhar como freelancer
Como toda profissão apresenta suas vantagens e desafios com o modelo de trabalho freelancer não é diferente.
Sendo assim, entre os principais desafios que trabalhar como freelancer envolve, destacam-se os seguintes:
Instabilidade financeira
No trabalho como freelancer a inconstância de pagamentos e o volume de trabalho são variáveis.
Portanto, a instabilidade financeira é um desafio que precisa ser encarado com muita inteligência por estes profissionais. Do contrário , suas chances de fracasso são altas.
Ausência de leis trabalhistas
Trabalhando como freelancer, você não precisa arcar com os descontos do INSS e do FGTS. Mas, em contrapartida, também não poderá contar com o retorno destes benefícios no futuro.
Dessa forma, o recomendado para se resguardar futuramente em caso de aposentadoria é pagar essas taxas de forma avulsa. Assim, é possível unir o melhor dos dois mundos e garantir um trabalho digno, altamente prazeroso e que lhe ofereça alguma segurança no futuro.
Muitas responsabilidades
Por ser o seu próprio patrão, todas as responsabilidades ficam por conta do próprio profissional freelancer.
Ou seja, trabalhando como freelancer, você deve se encarregar de todos os serviços e entregas no prazo, além de outras responsabilidades inerentes a esse tipo de profissão. E se atuar com uma equipe, essas responsabilidades sem dúvida se tornam ainda maiores.
Requisitos para trabalhar como Freelancer em 2021
Apesar de ser uma atividade muito vantajosa e que já existe há bastante tempo, foi somente com o avanço da internet que essa modalidade começou a ganhar destaque no mercado de trabalho.
E para trabalhar como freelancer em 2021 você precisa atender a alguns requisitos, assim como em qualquer outra profissão. Entre os principais, estão:
· Ter proatividade
Entre os requisitos para trabalhar como freelancer online em 2021 ser proativo sem dúvida é um dos mais importantes.
Isso porque, ao contrário dos profissionais que trabalham com carteira assinada, o freelancer consegue gerar sua renda mensal a partir dos trabalhos que desenvolve.
Portanto, se você deseja se tornar freelancer este ano, saiba que a sua renda dependerá completamente da sua disposição. Isso inclui ser proativo para conseguir a sua clientela, organizar reuniões, realizar a divulgação do seu trabalho e tudo mais que inclua o gerenciamento do seu trabalho como freela.
· Ser organizado
Quer trabalhar como freelancer online em 2021? Então ser organizado é um dos requisitos que você precisa ter para garantir sucesso nesse ramo.
Ser organizado é importante, pois para não perder clientes e manchar a reputação como profissional é necessário entregar as atividades dentro do prazo pré-estabelecido com o cliente.
Além disso, ao manter sua rotina em ordem, você consegue gerenciar melhor seu tempo e melhorar sua produtividade nos trabalhos. Como resultado, conquista a satisfação dos seus clientes e consegue retê-los com mais facilidade, gerando ganhos recorrentes.
· Saber separar atividades profissionais das obrigações pessoais
Saber separar o lado pessoal da rotina profissional também é um requisito indispensável para quem deseja ser freelancer em 2021.
Este é um ponto importante, pois a maior parte dos freelancers trabalham no sistema home office, ou seja, no conforto de casa. E muitas vezes, quando não se sabe separar o que é trabalho das atividades em casa, a rotina vira uma bagunça.
Dessa forma, você acaba deixando que sua rotina em casa interfira nas atividades do trabalho, gerando uma perda de tempo e deixando de cumprir prazos importantes.
Portanto, se você deseja trabalhar como freelancer online em 2021, o ideal é que você separar o tempo para cumprir as suas atividades profissionais e assim não correr o risco de perder clientes.
· Estar sempre atualizado
Você precisa estar sempre atento as novidades do seu nicho de atuação. Principalmente aquelas que se ligam de alguma forma ao serviço que você presta.
Além disso, buscar por cursos e capacitações para aprimorar cada vez mais suas atividades e oferecer o melhor resultado para seus clientes é um fator importante.
Veja as profissões que estão em alta no mercado freelance
Como foi dito, as opções de trabalho como freelancer são enormes. Porem existem algumas profissões que atualmente estão em alta no mercado freelance.
Então, se você deseja trabalhar como freelancer em 2021, vale muito a pena cogitar investir nas seguintes profissões:
Designer gráfico
Atualmente designer gráfico é a profissão mais procurada e que trabalha com o desenvolvimento de programas, peças, criação de marcas, rótulos de produtos, identidade visual e outras atividades do tipo.
Dessa forma, o designer gráfico pode trabalhar exclusivamente pelo computador e contar ainda com as diversas ferramentas disponíveis.
Tradutor e intérprete
Se você tem domínio em mais de um idioma e sabe falar em público, a profissão de tradutor e intérprete freelancer é uma atividade que pode lhe render muitos ganhos. Isso porque o mercado para tradutor e intérprete vem crescendo bastante.
Você pode atuar realizando traduções para o ramo editorial, ou então para o mercado corporativo. E até para órgãos como embaixadas ou consulados. E não é necessário ter diploma para atuar na área.
Redator freelancer
A produção de artigos para a web teve uma explosão enorme nos últimos tempos. E tende a aumentar cada vez mais com o passar dos anos. Parte disso se deve a alta procura por estratégias de Marketing Digital que utilizam artigos para engajar o seu público alvo. Dessa forma, se você sabe desenvolver conteúdos de qualidade, trabalhar como redator é uma ótima opção.
Revisor de conteúdos
O revisor de texto trabalha com a revisão de artigos escritos pelos redatores. A função do revisor de conteúdo é basicamente analisar de forma detalhada o material e realizar as correções necessárias, que incluem correções gramaticais, verificação de dados e fontes, eliminação de rastros de plagio e formatação do conteúdo.
Freelancer social media
Social media é o profissional que realiza o gerenciamento das redes sociais de uma pessoa pública, como as blogueiras, ou até mesmo de uma empresa. Entre as redes sociais que exigem o trabalho do profissional social media estão o Facebook, Instagram, LinkedIn e o Twitter.
Como pode perceber, o mercado de atuação para quem deseja trabalhar como freelancer online em 2021 é bem vasto.
Tudo o que você precisa é buscar a atividade que mais combina com o seu perfil. E investir em conhecimento, assim como nas ferramentas necessárias para crescer nesse mercado e ampliar seus ganhos.
Como se tornar um freelancer de sucesso
Como vimos anteriormente, existem alguns requisitos que você precisa ter para se tornar um profissional freelancer. Mas, se você deseja trabalhar e ter sucesso como freelancer em 2021 é necessário que você siga algumas dicas importantes:
- Estude o mercado e planeje seus passos para se tornar um freelancer de sucesso
- Identifique seus pontos fracos e busque formas de aprimora-los com o tempo
- Seja proativo na busca por clientes
- Respeite seus limites
- Crie um Portfólio profissional para apresentar o seu serviço ao seu público-alvo
- Marque presença em sites, mídias sociais e outras plataformas onde há grande busca por serviços de freelancer
Adotando estas dicas, suas chances de obter sucesso trabalhando como freelancer são maiores. E você poderá ter nessa oportunidade a grande chance de faturar mais trabalhando no que gosta de fazer.
MEI: Microempreendedores individuais
O MEI foi criado com o objetivo de regularizar a situação das pessoas que trabalham de forma autônoma, como é o caso dos freelancers. No MEI é necessário que o profissional pague algumas taxas, mas ele também pode aproveitar alguns benefícios, como:
· Ter CNPJ
Ao adquirir ao MEI, o freelancer torna-se dono de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com o CNPJ, o seu trabalho como profissional freelancer passa a ser reconhecido pela Receita Federal do Brasil, ou seja, o CNPJ prova que o seu trabalho como freelancer é real e confiável.
· Acesso a produtos bancários
Sendo freelancer e MEI, você tem acesso a produtos bancários como empréstimos e financiamentos com condições especiais. O que pode ser útil tanto para melhorar o seu trabalho, como para outros fins.
· Direito a benefícios previdenciários
Como o MEI contribui mensalmente para o INSS através do DAS (Documento de Arrecadação Simples), ele tem direito a alguns benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário maternidade entre outros.
Dessa forma, ao trabalhar como freelancer e optar por usar o MEI, você de certa forma terá uma segurança maior em algumas situações.
Vale ressaltar ainda que o MEI não é uma obrigação para o freelancer. Mas, por outro lado, essa é uma alternativa que pode oferecer uma segurança a mais para quem deseja trabalhar como freelancer.
E aí, se interessou em trabalhar como freelancer online em 2021? Se a resposta for sim, lembre-se de considerar as opções dadas de profissões e saiba que essa é a sua grande chance de se tornar o seu patrão!