Atualmente, existem diferentes meios para o empreendedor se comunicar com seu público. Contudo, a forma mais eficiente para interagir e engajar as pessoas, seja para captar novos clientes ou mesmo fidelizar, a partir de uma comunicação única continua sendo o e-mail marketing. Apesar disso, muitos empreendedores, principalmente quem está começando agora, comete o grave erro de não considerar a importância do e-mail marketing.
Para que você também não cometa esse erro, separamos nesse post tudo que você precisa saber sobre a relevância do e-mail nas estratégias de marketing digital. E o que fazer para começar a usar esse recurso hoje mesmo no seu empreendimento. Confira!
Qual é a importância do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das principais formas de vender online e sua importância se dá principalmente por três motivos:
- Todo mundo tem e-mail
É fato que a adesão as redes sociais têm crescido muito nos últimos anos. No entanto, quando o assunto são números de usuários, o e-mail ainda sai na frente.
Pesquisas mostram que 92% dos usuários adultos que usam a internet possuem email. E destes, 62% checam os e-mails pelo menos uma vez ao dia.
2. Os níveis de engajamento do e-mail são bastante atrativos
Outro fato que torna a importância do e-mail marketing ainda mais visível é que o índice de engajamento é maior do que em qualquer outra rede social.
Inclusive, algumas pesquisas indicam que, quando utilizado de maneira correta, o e-mail marketing é 40 vezes mais efetivo do que as estratégias de redes sociais.
Ou seja, as chances de que alguém que recebeu um dos seus e-mails responda ou reaja com o seu conteúdo é muito maior, o que demonstra a importância do e-mail marketing para o seu negócio.
3. Taxa de conversão maior do que as redes sociais
Bons números de engajamento e alcance, geralmente resultam em altas taxas de conversão. Isso é especialmente verdade no e-mail marketing, que chega a até 70%. E é considerada uma das maiores possíveis quando se trata de marketing digital.
Algumas pesquisas ainda indicam que 45% dos adultos que utilizam o e-mail compram algo que viram por lá ao menos uma vez ao ano.
O que você precisa para começar agora o e-mail marketing
Agora que você já entende a importância do e-mail marketing para o seu negócio, veja a seguir o que você precisa para começar a utilizar essa ferramenta o quanto antes.
Uma plataforma de e-mail marketing
Existem diversas plataformas de automação de e-mail que deixam muito mais fácil gerenciá-los e manter um contato próximo com os seus clientes e a primeira coisa que você precisa fazer caso queria começar a investir em e-mail marketing é escolher uma delas.
Atualmente, você pode encontrar versões grátis que embora tenham recursos limitados são uma ótima pedida para quem está começando no marketing digital. As mais conhecidas são o Sendinblue e o MailChimp.
Para aqueles que estão prontos para investir um pouco mais, existem plataformas cujo o pagamento pode ser mensal ou anual e que oferecem recursos premium.
Eu utilizo a LeadLover. Clica aqui se quiser conhecer.
Produzir uma isca digital
A isca digital é aquilo que você vai oferecer para que a pessoa cadastre o e-mail a sua lista. De modo geral, o tipo mais utilizado atualmente é o e-book, você também pode oferecer um minicurso ou algum tipo de arquivo que tenha valor para o seu público.
Desenvolver conteúdo relevante
Talvez você esteja se perguntando o que enviar nesses e-mails. E essa é realmente uma boa preocupação, afinal, nada impede as pessoas de receber a sua isca e abandonar sua lista logo depois.
Para que isso não aconteça é preciso mandar conteúdos de temas relevantes e que ajudem o seu público. O ideal para ter a melhor taxa de conversão possível é enviar 80% dos e-mails com conteúdo e apenas 20% oferecendo produtos bem como divulgando promoções.
Gostou de saber mais sobre a importância do e-mail marketing para aumentar as vendas do seu negócio? Então não deixe de utilizar o que aprendeu aqui para investir o seu tempo nessa estratégia que com certeza pode te trazer ótimos resultados!