“Como criar conteúdo para Instagram”, muitas vezes, pode parecer simples, afinal tudo o que você precisa fazer é pensar em um conteúdo, gravar ou colocar uma imagem no feed e, voilà, um conteúdo bem produzido!
Porém, isso pode acabar prejudicando você. Por quê? É muito simples: existe algo chamado de Funil de Conteúdo, que nada mais é que o tipo de conteúdo que será produzido especificamente para quem está em uma determinada etapa do funil.
Trocando em miúdos: o funil de conteúdo existe para que você possa saber que tipo e formato de conteúdo utilizar para atrair públicos mais específicos para o seu perfil e, consequentemente, atraí-los para seu produto.
Então, se você deseja saber mais sobre como criar conteúdo no Instagram de maneira estratégica, utilizando o funil de conteúdo e suas etapas para conduzir melhor a sua audiência até o produto, então leia este artigo até o final.
Como começar a criar conteúdo no Instagram?
Como eu disse acima, produzir conteúdo pode ser algo complicado, mas somente quando você não entende o básico do básico, e aqui entra a ideia de funil de conteúdo: ele é a base do seu planejamento no Instagram.
O funil de conteúdo possui esse nome porque a ideia é que o seu público tende a se afunilar à medida em que vão se aproximando do seu produto. Parece confuso? Não precisa ser.
Digamos que o seu objetivo seja vender um curso sobre maquiagem. É um produto digital com um valor de, digamos, R$697,00, que pode já ser considerado como de alto ticket para muitos produtores.
Mas você sabe que seu produto é bom e que seu método é diferenciado, porém o seu público não tem o mesmo nível de consciência que você em relação a isso. Então, o que você precisa fazer é identificar a etapa do funil em que seu público está.
Se esse novo seguidor chegou agora em seu perfil e não conhece nada sobre você, sobre o produto e nem mesmo sobre o problema, ele será considerado como estando no topo do funil (TOFU).
Mas se ele já sabe algo sobre o problema e sabe que existe solução para esse problema que ele tem, então ele será considerado como estando no meio do funil (MOFU). E se ele já estiver comparando sua solução com a de outros, então está no fundo do funil (BOFU).
A grande beleza disso tudo, é que, sabendo em quais etapas do funil o seu público-alvo se encontra, você saberá exatamente que tipo de conteúdo oferecer para ele, afinal, você não explicaria “O que é x coisa” para alguém que quer saber, agora, “Como x coisa funciona”.
Como criar conteúdo para cada etapa do funil
Se você realmente deseja saber como criar conteúdo no Instagram, dominar o funil te colocará à frente de muita gente dentro do seu nicho.
Abaixo você confere algumas ideias de conteúdo voltadas para cada etapa do funil.
TOFU
TOFU vem do inglês Top of funnel, e significa Topo do funil. Mas por que é chamado de topo de funil? Bem, se você já reparou em um funil alguma vez, deve ter notado que a boca do funil é muito maior que sua parte debaixo.
Daí termos o verbo “Afunilar”, que indica algo que se vai tornando mais estreito. O funil tem esse formato especial, porque a parte de cima, o topo, consegue manter mais líquido numa transferência entre duas garrafas, por exemplo.
Então, a maior parte de qualquer audiência de qualquer nicho é sempre a que não possui consciência de nada sobre aquele assunto. É como se eles estivessem ouvindo aquilo pela primeira vez.
Assim, para explicar sobre o que você faz para esse tipo de público, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
- “O que é X coisa?”
- “Para que serve X coisa?”
- “7 dicas sobre x coisa que você precisa conhecer”
- “Guia completo sobre x coisa para iniciantes”
Você pode abordar essas ideias de conteúdo em diferentes formatos. Em geral, podem ser melhor trabalhados em Reels, por serem mais curtos e rápidos. É uma forma de ajudar o público a tomar consciência sobre o assunto.
MOFU
MOFU também vem do inglês – acho que isso não é uma surpresa – e significa Meio do funil, e apresenta já uma grande diferença em relação à etapa anterior, onde a audiência não sabe nada sobre o assunto.
Aqui, o público já tem noção, ao menos básica, sobre o que você está abordando. Então digamos que você fale sobre marketing de conteúdo, nesta etapa você deveria apostar em temas como:
- “Como funciona o marketing de conteúdo?”
- “Como ter resultados com o marketing de conteúdo?”
- “Como fazer marketing de conteúdo em x plataforma?”
- “Vantagens do marketing de conteúdo”
A criatividade é sempre o limite, então deixe as ideias vir e organize elas dentro de cada uma das etapas, assim você poderá ter ideias infinitas e, ao mesmo tempo, fazer um planejamento de conteúdo.
- Dica: para fazer um grande planejamento de conteúdo, é importante utilizar um planner que realmente te ajuda nisso. O planner permanente é ideal para produtores de conteúdo. Clique aqui e confira.
BOFU
Acho que você já pegou a ideia, então vou tentar ser mais direta aqui: BOFU é o fundo do funil. É onde somente aqueles que possuem consciência do problema e das possíveis soluções chegam.
Em geral, a audiência nesta parte do funil é sempre menor, pois é a menor parte do funil: sua saída.
Pessoas no fundo do funil representam seu cliente ideal, aqueles para quem você deseja vender seu produto ou serviço. Então, criar conteúdos para eles pode ser muito mais fácil. Veja abaixo:
- “X melhores cursos sobre [nicho]”
- “Comparativo entre X e Y”
- “Faça meu curso sobre X assunto [nicho]”
Procure não perder tempo explicando coisas básicas. Se você é do nicho do marketing e seu público está tendo que escolher entre você e outra pessoa, mostre uma oferta que faça eles te escolherem logo de cara. Use conteúdo para isso.
Formatos de conteúdo para cada etapa do funil
Então, nessa jornada sobre como criar conteúdo no Instagram, vimos algumas ideias de conteúdo muito úteis para você usar. Agora, precisamos determinar o formato de cada uma delas.
Reels: perfeito para conteúdo topo de funil, pois você não tem muito tempo em tela para explicar assuntos profundos. É ideal para dicas e conteúdos mais leves, sempre introduzindo algum assunto.
Carrossel: ideal para quem gosta de trabalhar com escrita e imagens. Muito bom para tutoriais e explicações de temas profundos, de conceitos que seu público ainda não conhece.
Stories: excelente para responder dúvidas da audiência e pode trabalhar qualquer etapa do funil, mas geralmente é usada mais para o topo do que propriamente para outras etapas.
Lives: podem e devem ser usadas para conteúdos densos, afinal elas exigem mais tempo de conteúdo do que o normal. Então, fale sobre assuntos mais técnicos aqui. Ideal para o fundo do funil.
Planeje o seu conteúdo antecipadamente!
Como criar conteúdo no Instagram deve ter ficado mais fácil agora com essa explicação, afinal o segredo está realmente na compreensão do funil de conteúdo.
Mas isso pode acabar indo por água abaixo se você fizer sem o planejamento necessário e estratégico, que te ajuda a lembrar quando e o que postar baseado no seu funil de conteúdo.
Para aprender tudo sobre o planejamento, como criar conteúdo no Instagram, como ter maiores resultados com conhecimentos práticos testados e validados, entre para a Comunidade C+ Digital clicando aqui.