Todos os dias respondemos da mesma maneira a diferentes estímulos, sem nem pensar neles e nas consequências que isso pode ocasionar e é esse padrão de comportamento que recebe o nome de hábito.
Quando nos damos conta que para ter qualidade de vida, é necessária uma mudança de hábitos, surge uma barreira, e é normal encarar como algo difícil e complicado, mas não é assim que funciona.
Sim, eles existem para economizar energia mental já que não precisamos raciocinar toda vez que nos deparamos com uma situação, por isso, sempre que cogitamos uma mudança de comportamento, nosso pensamento é que vai demorar ou não conseguiremos.
Mas você não está sozinha! Poucas pessoas pensam diferente na hora de tomar essa decisão e seguir sem fraquejar — a maioria se esforça muito para analisar o que mudar, quebrar o padrão e incluir novos hábitos.
Se você acompanha os artigos aqui no blog, deve ter percebido que adotar os melhores hábitos é fundamental não só para um novo estilo de vida, mas também para sua organização, produtividade, conquista de objetivos e sucesso.
Nossos hábitos são ancorados em padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que já existem há muito tempo, mas essa rotina pode ser alterada. Por isso, preparei este artigo que você deve ler com atenção.
Meu objetivo é ajudar na sua mudança de hábitos compartilhando um passo a passo com estratégias para você não desistir, acompanhar seu progresso e conquistar mais do que sucesso — para ter qualidade de vida. Aproveite a leitura!
Quanto tempo leva para mudar de hábito?
As pessoas são diferentes e cada mudança de hábitos envolve processos diferentes. Você já leu aqui no blog sobre estabelecer o prazo de 21 dias, mas tem quem consiga quebrar um padrão de comportamento e estabelecer o novo hábito em uma semana.
No livro Mini-Hábitos, o autor Stephen Guise, diz que é muito melhor fazer um pouco todos os dias do que fazer muito só alguns dias, já que são as ações repetidas todos os dias que se tornam hábitos para a vida toda.
A mudança de hábitos é um processo, por isso, tenha em mente que você não deve se preocupar logo de cara com o tempo que isso leva por que ao adquirir o novo comportamento, você tem mais chances de se empenhar nos demais.
Se você quer mudar suas atitudes para melhor, continue a leitura desse artigo e siga estes 7 passos para atingir seus objetivos.
Passo a passo para mudar de hábitos
Para começar, lembre-se que mudar hábitos exige dedicação e comprometimento, afinal é um processo contínuo. Crie uma estratégia, estabeleça metas realistas e um cronograma, identifique as mudanças que estão acontecendo e mantenha-se confiante.
À medida que a mudança de hábitos acontece, você fica mais animada ao ver que eles passaram a fazer parte de sua rotina, por isso, não tente mudar tudo de uma vez para não se frustrar e desistir.
James Clear, especialista mundial em hábitos e autor do livro Hábitos Atômicos, revela que as grandes mudanças surgem da combinação de centenas de pequenos atos e mostra como usar essas pequenas mudanças para atingir grandes resultados.
1. Não tente mudar tudo de uma vez
Como mencionei aqui: o primeiro passo para a mudança de hábitos ter sucesso é você realmente querer e mudar tudo de uma vez não é ideal e nem benéfico para a sua mente e seu corpo.
Não existe uma regra única — cada pessoa tem o seu limite, toda alteração na rotina demanda esforço e tempo diferentes e você só consegue mudar um pequeno hábito por vez.
Em vez de ver cada tarefa como algo único e de grande proporção, divida em pequenas partes para facilitar a implementação da mudança, conseguir avaliar todas as etapas do processo e fazer os ajustes necessários.
2. Planeje 21 dias para a mudança de hábito
Os hábitos são bons ou ruins e não existe meio-termo: ou eles nos ajudam ou nos atrapalham, é simples assim, mas na hora de estabelecer um prazo definido, não existe consenso.
Você pode conseguir alterar seu comportamento num tempo maior ou menor. Lembra que mencionei lá no início que cada pessoa é uma pessoa e cada mudança de hábitos envolve processos diferentes?
Somos imediatistas, queremos tudo agora, mas precisamos ser realistas e entender que não acontece da noite para o dia, por isso adote a Teoria dos 21 dias que recomenda você praticar por 21 dias diretos — constância é a palavra-chave para o hábito se formar.
3. Identifique o Ciclo do Hábito
Essa estratégia é muito eficaz porque ajuda a implementar a mudança: identifique quais são os gatilhos, a rotina e a recompensa.
Escrito por Charles Duhigg, O Poder do Hábito é um best-seller internacional que aborda o modo como os hábitos impactam de forma positiva na nossa vida e apresenta a Teoria do Ciclo do Hábito, que inclui 4 etapas:
- Desencadeador — gatilho para a ação;
- Rotina — a ação em si;
- Recompensa — a satisfação que se tem quando a rotina é realizada; e
- Ancoragem — o corpo se acostuma com a rotina e se torna um hábito.
Todo hábito, sem exceção, é composto por essas 4 etapas e entender cada uma delas ajuda a usá-las a nosso favor, transformando toda e qualquer tarefa simples em uma atividade que fazemos de modo automático, ou seja, em um hábito.
- DICA — Conheça nesse artigo os 5 melhores livros sobre produtividade
4. Anote em um diário quais as mudanças que você sentiu
Melhor do que estabelecer a mudança de hábitos que você quer implementar, é ver o resultado que o processo está trazendo para a sua vida. Por isso, registre, mantenha sempre à vista, comemore cada pequeno passo e motive-se todos os dias com as conquistas.
Escolha a forma que for melhor para você — uma folha de papel, agenda ou um aplicativo no celular — o importante é ver a sua evolução e que seu empenho e dedicação estão valendo a pena.
5. Faça uma revisão semanal dos hábitos
Essa é a hora de avaliar o seu planejamento de 21 dias para a mudança de hábitos e analisar o que tinha programado, o que está dando certo, se algo ainda não foi feito ou por que não começou.
É nessa hora que você vê como seus comportamentos estão mudando (ou não), o que pode ser melhorado, dá clareza das suas ações e permite revisar, priorizar e manter o seu plano em funcionamento.
6. Se você falhar algum dia, recomece como se fosse o primeiro
Sempre comece seu projeto de mudança de comportamento com pensamento positivo e com a intenção de alcançar o seu objetivo, mas imprevistos acontecem e isso não pode abalar você.
Continue firme, não se sinta fracassada, não ache que voltou para a estaca zero, “vista-se” com a mesma garra e vontade do primeiro dia e persista! Você não é mais a mesma pessoa que começou esse processo, já evoluiu e o seu desenvolvimento será ainda mais rápido.
7. Estude sobre o novo hábito que você está formando
Zig Ziglar, escritor, vendedor e orador motivacional americano, disse uma frase interessante: “Repetição é a mãe do aprendizado, o pai da ação e o arquiteto da realização”, por isso, estude tudo o que puder sobre o assunto.
Quanto mais você souber sobre ele, mais fácil será identificar os benefícios que terá ao final do processo e mais estimulada ficará para seguir adiante e ver que você é a responsável por mudar sua a sua própria história.
Quais as vantagens de mudar seus hábitos em 2023?
Você já parou para analisar o significado da palavra “Vantagem”? Acho que resume muito o que queremos da e para a nossa vida. Segundo o dicionário on-line Michaelis, vantagem é:
- Aquilo que ajuda alguém a ser mais bem-sucedido que outros;
- Condição de superioridade em relação a outras pessoas; e
- Situação de quem está à frente dos demais numa competição, concurso, etc.
Pense nas vantagens que a mudança de hábitos pode trazer para a sua vida: ameniza a ansiedade, estresse e situações difíceis, melhora a produtividade, ajuda a alcançar seus objetivos e ser mais saudável física e mentalmente, melhorando sua qualidade de vida.
Cresça no Instagram de forma inteligente e eficiente
Não importa quais são os objetivos, a mudança de hábitos é a melhor maneira para você se aprimorar todos os dias e crescer no Instagram de forma inteligente e eficiente, com a orientação de quem chegou a mais de 100 mil seguidores sem gastar com tráfego pago.
A Comunidade C+ Digital foi pensada para você que precisa de estratégias para:
- aumentar o alcance da sua conta e converter seguidores em clientes reais;
- quer fechar mais vendas ou parcerias pelo Instagram;
- ter uma renda extra ou viver apenas do seu projeto;
- aprender técnicas para converter seguidores em clientes; e
- crescer o perfil no Instagram de forma inteligente e eficiente.